Início / Automóvel / Como poupar no combustível e no seu bolso

Como poupar no combustível e no seu bolso

imagem poupar no combustível
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

O automóvel é indispensável para grande parte da população, quer seja para tarefas diárias, lazer ou trabalho, o seu uso é fundamental para a rotina diária de muitas pessoas e por isso é vantajoso a utilização otimizada de forma a poupar todos os meses.

Como posso poupar no combustível? Damos-lhe as dicas para economizar todos os meses:


TRANSPORTE APENAS O QUE NECESSITA

O automóvel consome cerca de 2% mais de combustível com o peso acrescentado de objetos que ultrapassam os 45kg segundo estudos recentes. Isto é ainda mais acentuado quanto mais pequeno for o veículo, tenha isto em atenção quando fizer viagens e necessitar de transportar cargas ou bens.


CONDUZA DENTRO DOS LIMITES DE VELOCIDADE

A pressa pode ser nossa inimiga, querer chegar mais depressa sai depois mais caro para o bolso. Respeitar os limites de velocidade não só faz parte do regulamento do Código da Estrada, como também ajuda a poupar no combustível, basta que reduza a velocidade em 10km/h para que diminua o consumo de combustível em até 15%. Aqui todos saem a ganhar, fica a poupar e pratica uma condução mais segura para si e para os outros.


MANTENHA OS PNEUS EM BOM ESTADO

Isto também é um fator que afeta a condução, ter uma pressão baixa nos pneus aumenta o consumo de combustível.


ABASTEÇA DE MANHÃ OU À NOITE

Durante esses períodos o combustível está com maior densidade e por ser pago ao litro fica mais barato.


USE MENOS O AR CONDICIONADO

Pode ser difícil nas alturas mais quentes do ano mas há que ter em conta o consumo extra que a utilização do ar condicionado implica. Nas auto-estradas são cerca de 20% e dentro das cidades são 30% a mais no consumo, aconselhamos a pensar duas vezes antes de ligar o ar condicionado.


PRATIQUE UMA CONDUÇÃO DEFENSIVA

Relacionada com a dica dos limites de velocidade, a pressa tem um custo, quanto mais se pede do veículo mais sai do bolso. Nas acelerações e travagens ter mais contenção ajuda a poupar para além de desgastar menos o automóvel.


SE PARAR O CARRO DESLIGUE O MOTOR

Pode parecer que não faz muita diferença mas é uma prática útil que ajuda a poupar uns trocos, mesmo que sejam poucos minutos com o motor desligado. Nas alturas de maior calor procure parar o carro à sombra, o combustível tende a evaporar mais rápido nas altas temperaturas.

São estas e outras atitudes que vão fazer com que poupe anualmente cerca de 10 a 20% em combustível, para além de serem métodos que qualquer bom condutor deve praticar.

Fonte – doutorfinancas.pt

Relacionado: Preços em média dos combustíveis


Mais dicas em: automóvel