Início / Casa / Dicas que vão ajudar a poupar em casa

Dicas que vão ajudar a poupar em casa

  • Casa
imagem dicas para poupar em casa
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Todos nós queremos poupar, às vezes não sabemos é como ou por onde começar. Onde é que temos mais controlo sobre os consumos? Em casa, e por esse motivo damos aqui algumas dicas que vão desapertar um pouco a carteira.


FAÇA, REGISTE E ORGANIZE AS SUAS CONTAS

Pode perder algum tempo do seu dia, dependendo se escolher fazer as contas uma vez por mês, semana ou todos os dias. Se o fizer todos os dias não perderá mais do que 10 minutos e cria um hábito que se torna automático. Não se distraia em relação às suas contas bancárias, se tiver despesas que são debitadas faça a verificação e tenha sempre o controlo.


POUPE NA ÁGUA

Pode parecer algo óbvio e comum em todas as casas mas continua a haver muito desperdício de água, com alguns gestos simples pode poupar um bem essencial partilhado por todos e o seu bolso:

  1. Verifique a canalização e caso a torneira esteja a pingar chame um canalizador, pode não parecer mas uma torneira a pingar significa um desperdício de até 25 litros de água por dia.
  2. Faça a descarga apenas quando for necessário, cada descarga são 10 litros de água.
  3. Utilize a máquina de lavar roupa ou loiça quando estiverem cheias.
  4. Quando estiver a lavar a loiça, tomar banho, lavar os dentes ou fazer a barba não deixe a água a correr.
  5. Não fique muito tempo no duche, apenas 5 minutos num duche implica gastar entre 25 a 100 litros de água.
  6. Verifique sempre as leituras do contador e compare os gastos mensais.

POUPE NA ELETRICIDADE

Também já mais que sabido, a eletricidade é das contas mais dispendiosas e das mais prioritárias no que toca a reduzir custos, como o pode fazer:

  1. Desligue as luzes nas divisões em que não estiver, pode parecer lógico e senso comum mas todos às vezes não o fazem.
  2. Faça uma comparação a nível do mercado e opte pela melhor tarifa, verifique a potência contratada.
  3. Utilize lâmpadas económicas.
  4. Não deixe os aparelhos em standby pois continuam a consumir energia.
  5. Na compra de eletrodomésticos prefira os modelos classe A que são um pouco mais caros mas compensam a longo prazo pelo seu baixo consumo.

FAÇA UMA LISTA DE COMPRAS

Isto é importante pois força algum controlo no momento da compra desde que se siga à risca as anotações. Faça uma lista semanal e apenas anote produtos que vai mesmo precisar.


LEVE COMIDA PARA O TRABALHO

A comida preparada em casa é uma melhor solução quando comparada com refeições de fora:

  1. Muitas vezes é uma alimentação mais completa e saudável já que as pessoas tendem a escolher por vezes fast food: pizzas, batatas fritas e sandes.
  2. Neste período de pandemia devemos evitar contactos desnecessários, com a refeição caseira não é necessário fazer deslocações, não se envolve em aglomerações e as refeições são preparadas por si.
  3. Esta é capaz de ser a vantagem mais óbvia de levar comida de casa, o dinheiro que não sai do seu bolso e pode gastar noutras coisas. Basta fazer as contas tendo em conta que uma refeição completa nunca custa menos que 5€, num mês uma pessoa que trabalhe de segunda a sexta-feira poupa cerca de 100€ ao levar a comida de casa.

NÃO LEVE A FAMÍLIA QUANDO VAI ÀS COMPRAS

Todos nós gostamos de passear com a família, no entanto, quando se trata de compras para casa às vezes o passeio pode sair caro. Não só tem que se conter para não comprar coisas desnecessárias, os filhos acabam por influenciar as decisões de compra e no final acaba por pagar mais do que esperava.


COMECE A PENSAR EM FAZER AS COMPRAS ONLINE

Apesar de ainda não ser um hábito para muitas pessoas, esta é uma prática cada vez mais em conta e vantajosa pelos seguintes motivos:

  1. É mais difícil sofrer as tentações que os produtos à sua volta provocam em loja.
  2. Com a lista de compras já sabe quanto vai gastar e praticamente todas as lojas online possuem um carrinho de compras que indica o custo total à medida que vai adicionando produtos.
  3. Não tem custos de deslocação.
  4. Não corre os riscos associados à pandemia atual, faz as suas compras diretamente do seu telemóvel ou computador e recebe os seus produtos no conforto da sua casa.

Para além das grandes superfícies comerciais existe também a plataforma online Dott.pt que oferece uma grande variedade de produtos com entrega em casa.

Fonte – homify.pt


Mais dicas em: casa