Início / Casa / Como poupar sendo estudante universitário

Como poupar sendo estudante universitário

  • Casa
imagem como poupar sendo estudante
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

São inúmeros os custos que estão associados ao ingresso no ensino superior. No entanto, esta é uma das fases da tua vida em que terás o desafio de teres de gerir o teu orçamento e tentar poupar algum dinheiro, visto que, em princípio, ainda não terás muitas obrigações a teu cargo. Assim, se és estudante, aqui ficam algumas dicas que te poderão ajudar a gerir o teu budget de forma mais eficaz.


Adapta o teu orçamento mensal

Procura controlar e registar o dinheiro que tens disponível por mês, proveniente da mesada ou até mesmo do trabalho que concilias com os estudos, assim como todas as tuas despesas fixas e obrigatórias (propinas, alojamento, alimentação, transporte, entre outros). Desta forma, terás um maior controlo sobre os teus recursos, canalizando-os para o que é essencial, e perceberás também o que te sobra para os teus gastos pessoais.


Na hora das refeições

Um jovem universitário poderá vir a gastar uma quantia significativa do seu budget em refeições, caso não adotes práticas de poupança. Consoante a tua situação particular, poderás ter necessidade de comer na cantina, bar da tua universidade, encomendar fora ou até mesmo cozinhar. Contudo, levares comida de casa poderá permitir-te poupar significativamente, para além de teres refeições mais ao teu gosto. Assim, deixamos-te a sugestão de elaborar um menu semanal e levares também contigo esta lista aquando a tua ida ao supermercado. Tenta restringir-te à mesma e resistir às compras impulsivas e desnecessárias.


Economiza em material

Ao invés de comprares todos os livros, procura sempre que te for possível pedi-los emprestados a colegas de outros anos, requisitar na biblioteca da tua universidade ou numa biblioteca municipal ou até mesmo procurar edições em segunda mão. Estas afiguram-se como boas estratégias de poupança, visto que na maioria dos casos os livros de que necessitas para as diferentes cadeiras são-te recomendados, não possuindo caráter de compra obrigatória.


Na hora de te divertires

Deverás sempre estar atento aos descontos que te são concedidos com a apresentação do teu cartão de estudante e procurar aproveitá-los, quer seja em museus ou no cinema, entre outras atividades culturais. Lembra-te também que existem muitas outras coisas divertidas que poderás fazer, sem gastares dinheiro (ou gastando menos), como fazeres picnics ou combinares passeios em jardins e miradouros com amigos, assim como jantares em casa deles, em que cada um se comprometa em levar alguns snacks.

Aproveita também para riscares alguns nomes dessa lista infindável de filmes e séries que por alguma razão ainda não tiveste tempo para ver. E apesar de também poderes usufruir de descontos em ginásios com o teu cartão de estudante, sugerimos que agarres nessa motivação e vás praticar exercício ao ar livre. Vais ver que contribuirá positivamente para a tua saúde mental.


Mais dicas em: casa