Início / Energia / 3 simples passos para mudar de fornecedor de energia facilmente

3 simples passos para mudar de fornecedor de energia facilmente

imagem mudar de fornecedor de energia
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Mudar de comercializador de energia pode ser bastante benéfico a nível financeiro, mostramos como fazer uma mudança informada e descomplicada. Pode começar por utilizar o Simulador de Preços da ERSE para fazer a escolha ideal a nível de comercializador, não se esqueça de se certificar de que o seu contrato atual não inclui nenhuma cláusula que o penaliza pela cessação do mesmo.

A mudança de fornecedor não tem nenhuma limitação legal, portanto pode seguir os seguintes passos para efetuar a mudança de comercializador:

1- Comunicar com o atual fornecedor

Deve fazer uma comunicação por escrito através de carta registada com aviso de receção e com uma antecedência de 30 dias relativamente à data em que pretende desvincular-se ao fornecedor anterior. Na ordem técnica como por exemplo o contador não deverá existir nenhuma alteração a não ser que haja por exemplo uma mudança de tarifário de simples para bi-horário e sendo isto um impedimento técnico.


2 – Analisar e verificar as condições e assinar o novo contrato

É muito importante ler e verificar com muita atenção a ficha contratual que existe para todos os comercializadores e que é disponibilizada a todos os consumidores antes da celebração do contrato (consumidores que tenham uma potência contratada de até 41,4 kVA e também os que tenham um consumo anual de gás até 10.000 m3). Na ficha contratual deve estar incluída informações relativamente aos serviços contratados, serviços adicionais se for aplicável, período de fidelização se existir, a tarifa escolhida e período de faturação que pode ser mensal, bimestral ou conta certa.


3 – Regularizar o último pagamento com o fornecedor anterior

O fornecedor anterior procederá ao envio da sua última fatura, após esta estar paga passará a receber as faturas do novo comercializador. O processo de mudança de fornecedor de energia estará concluído em cerca de três semana à exceção de haver uma mudança de contadores ou inspeção de gás que poderá fazer com que demore um pouco mais.

Fonte – noticiasaominuto.com


Mais dicas em: energia