Início / Energia / Troca de gás de botija por eletricidade

Troca de gás de botija por eletricidade

imagem troca de botija de gás por eletricidade
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: < 1 minuto

Governo pretende avançar com medidas para redução do uso de gás de botija. Estas medidas contam com a criação de um programa nacional de substituição de gás engarrafado por equipamentos a eletricidade.

A Estratégia Nacional para o Combate à Pobreza Energética como será conhecido o programa que começará a ser delineada brevemente, foca nas famílias mais carenciadas, elegíveis para a tarifa social de eletricidade.

O plano do Governo passa por reduzir os custos das famílias portuguesas (principalmente as mais carenciadas) substituindo o GPL engarrafado pela eletricidade que é mais barata. O gás engarrafado domina cerca de dois terços do setor energético em Portugal, principalmente fora das zonas de distribuição do gás natural, devido à falta de outras possibilidades por parte dos agregados familiares pelo que não será fácil a transição energética podendo durar vários anos.

Durante o Estado de Emergência o gás engarrafado teve mais de 80% de margem do mercado, o que levou a ERSE, a entidade reguladora dos serviços energéticos, a pedir a intervenção da Autoridade da Concorrência.

O Governo pretende também aumentar a concorrência no setor de forma a reduzir as barreiras de entrada por parte de empresas e proteger os consumidores, enquanto que paralelamente o objetivo da transição energética para a eletricidade vai-se alinhando, desde que seja viável do ponto de vista técnico e económico.

Fonte – eco.sapo.pt


Mais dicas em: energia