Início / Telecomunicações / Os seus dados móveis chegam até ao fim do mês?

Os seus dados móveis chegam até ao fim do mês?

Dados móveis até ao final do mês
Partilhe esta dica
Tempo estimado de leitura: 2 minutos

Os seus dados móveis esgotam-se antes do final do mês? Veja como poupar nos dados móveis e navegar até ao final do mês.

Atualmente qualquer operadora disponibiliza pacotes com dados móveis com diferentes tarifários sendo que facilmente os dados esgotam-se antes do mês chegar ao fim em alguns destes.

Eis algumas sugestões para navegar até ao final do mês.


DESLIGUE OS DADOS QUANDO NÃO UTILIZA

Desligue a opção dos dados móveis (3G/4G) quando não utiliza, apesar de ser algo que a maioria já sabe ainda assim há os mais distraídos que se esquecem. Com este mau hábito gasta-se uma quantidade considerável de dados e rapidamente.


FAÇA GESTÃO DOS SEUS DADOS COM UMA APP

Há apps que permitem saber a quantidade de dados que consome e se consome a mais em certas apps desnecessariamente e como poupar nestas situações. Dois exemplos são o DataEye e o My Data Manager que foram concebidos especificamente com esta função.


UTILIZE O WI-FI PARA PARTILHAR AS SUAS FOTOS

Hoje em dia as câmaras dos smartphones estão cada vez mais sofisticadas e capturam imagens com muita qualidade, no entanto, a de partilha das fotos ou vídeos nas redes sociais ou outras plataformas implica um maior consumo de dados. A solução passa por esperar até que tenha uma conexão wi-fi para fazer a partilha.


LIMITE A UTILIZAÇÃO DE APPS EM SEGUNDO PLANO

Existem apps que consomem dados em segundo plano mesmo não estando a ser utilizados no momento, para limitar a sua utilização basta nas definições do smartphone limitar a atualização em segundo plano de apps dos quais não precisa de receber notificações. Também é possível em algumas aplicações definir que apenas atualizem quando houver ligação através de wi-fi.


FAÇA DESCARREGAMENTOS PELO WI-FI

Quando precisar de utilizar aplicações que consomem muitos dados em descarregamentos como por exemplo serviços de streaming de vídeos, música ou ainda mapas GPS, opte por fazê-lo quando tem uma ligação por wi-fi. Nos serviços de mapas por GPS há ainda a possibilidade off-line (sem utilização de dados) como por exemplo o Google Maps.


REDUZA NAS APPS COM PUBLICIDADE EXCESSIVAS

A maior parte das pessoas pode não saber mas muitas apps, especialmente as gratuitas que constantemente fazem upload e download através da publicidade exibida, publicidade em forma de popup ou vídeo que aparecem massiva e constantemente e que aumentam o consumo de dados móveis.

Fonte: e-konomista.pt


Mais dicas em: telecomunicações